sábado, 20 de fevereiro de 2010

Que futuro te espera?

Vamos falar de metas e objetivos. Existe uma diferença entre estes dois conceitos, objetivos são ações destinadas a alcançar determinadas metas, por exemplo, quero ter uma relação ótima com meus filhos, marido, ou namorado de respeito e admiração mutua. Como é possível alcançá-la? Pontuando objetivos, exemplos, todos os dias devo olhar nos olhos dele por alguns minutos e perguntar algo relevante da vida dele, uma vez por semana fazer um programa especial com ele, enfim, criar pequenas ações que produzam resultados para alcançar a meta principal. Pode parecer absurdo você precisar registrar este tipo de objetivo, porém, quando não existe o habito e o controle acabamos esquecendo de fazer o básico, muitas vezes deixamos para depois as verdadeiras necessidades para alcançarmos a felicidade. De tempo em tempo você verifica se tem alcançado os objetivos e se pergunta se os mesmo estão efetivando a sua meta, as vezes, é necessário refazer os objetivos para chegar ao resultado pretendido. Acredito que metas devem ser feitas com o objetivo de alcançar satisfação pessoal, felicidade, e, para isso necessitam serem trabalhadas com perspectivas, metas anuais, para 2, 5 e 10 anos. É claro que as mais distantes podem e devem sofrer reformulações ao longo da trajetória, adaptando-se as vivências pessoais e aos inevitáveis mudanças do curso da vida. Mas certamente tem metas, que estão apoiadas a essência do nosso ser que podem ser postergadas, mas jamais esquecidas.
Todo ano novo sento na frente do computador e escrevo uma lista de ações que pretendo alcançar e seguir até o final do ano.
Utilizo uma metodologia bem simples, numa tabela do Word, com treze colunas, uma primeira mais larga escrevo a meta em negrito e logo abaixo os objetivos para alcançá-la (1 por linha) em cada coluna identifico o mês do ano vigente. Depois de tudo devidamente registrado abro uma vez por mês e verifico se tenho ou não trabalhado nas metas, observo e registros os avanços. Identifico as metas a partir dos seguintes cabeçalhos: aspecto físico, profissional, pessoal/prazeres, filhos, companheiro, economias/finanças e aquisição de bens.
Se você está se perguntando se isso funciona? Para mim sim, como disse antes, a vida faz com que utilizemos todo o nosso tempo no agora e postergue ao limite nossos compromissos e objetivos futuros, assim com um pouco de controle consigo dar diferentes níveis de prioridade a tudo que faço. A idéia é eficiente e tenho estado muito satisfeita com os resultados.
Faça seu exercício, suas metas e objetivos!

2 comentários:

  1. Adorei a música de estreia. Totalemnte do "nosso" tempo e sempre atual.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga, amada,
    sempre admirei sua organização e agora vc divide com a gente suas receitas para uma vida melhor?? Que delícia, estarei aqui tomando nota!
    Adorei!
    Bjão
    Dani

    ResponderExcluir