segunda-feira, 19 de abril de 2010

Porto Seguro- Aldeia pataxó


Eu não entendo de índio, conheço pouco da cultura e do que realmente são seus desejos. Sei apenas que são marginalizados pela nossa sociedade, talvez mais por nossos governantes e ONGs cheias de boas intenções. Eles não têm direito a escolha e não tem voz para se posicionarem e por isso estão prensados entre os que teoricamente se preocupam com a imensa perda de uma pseudo aculturação e o fim inestimável de uma cultura, e, aqueles que acham que já passou da hora da adaptação desta “cultura inferior”.
Então para perpetuar este asilo caquético onde foram colocados os descendentes da cultura indígena, vem o que o nosso país sabe fazer de melhor, o assistencialismo, simplesmente retirando todo o poder, a coragem, o respeito, a vontade de vencer por si só do individuo. O índio é um indivíduo, que quer ter acesso as benesses do mundo moderno – é o que vejo em reportagens além dos tantos que migram para a cidade - TV, rádio, confortos capitalista que não combinam com a cultura indígena "arcaica."
Apesar de como disse antes, não entender de índios, tenho uma opinião clara sobre o que é cultura: algo mutável, que se transforma a todo instante, sem que haja um start, simplesmente acontece, olhamos para traz e aquele padrão de comportamento não existe mais.
Existem muitas formas de memorizar culturas passadas, já viemos fazendo isso desde tempos remotos acho que os índios também poderiam virar esta página e começar uma história dentro do contexto real de existência, sem criar micro universo insustentáveis.
Apenas minha opinião, vamos discutir?

Um comentário:

  1. Se vc nao entende de indio, depois de ler, eu nem sei o q quer dizer a palavra indio. Kkkk. Eu penso q nao devemos ser tão radicais, tem pessoas q fazem coisas acham q realmente tao fazendo o melhor pro indio, mas nem sempre aquilo q parece é. Claro q nao podemos ficar cegos e fingir q a grande maioria nao quer se aproveitar da situacao pra lucrar em cima de uma parte da populacao tao excluida. Seja o governo em sacar sifras pra si, ou aqueles q veem nas terras e nas riquesas naturais onde moram os indios a possibilidade de lucrar. Mas tb nao podemos esquecer que nem todo indio é bom, tem aquele q entregam tudo em favor de seu beneficio, ambicao. Claro que o indio tem direito a o q todos querem, mas ao mesmo tempo como vir pra cidade tao despreparado pro mundo dos "brancos". Como preparar pro futuro estes ja marginalizados cidadaos brasileiros.

    ResponderExcluir