quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sobre dar e receber


Sabe aquele ditado popular: "É dando que se recebe" ou então:” Faz ao outro o que queres receber"? Eu sempre acreditei e continuo acreditando no poder cósmico de nossas ações, mas, imagino que consegui ler entrelinhas destas falas.

A princípio, sou do tipo que se doa a pessoas, atividades e a coisas que acredite possam me fazer feliz, fazer o bem, ser politicamente correto ou socialmente louvável. Faço de coração, sem esperar recompensas. Aqui vou precisar fazer um parêntesis para explicar este "a princípio" e "sem esperar recompensas", pois assim me parece, na maior parte do tempo. Porém, numa avaliação psicanalítica provavelmente concluiria que meu ego ou alterego a queiram, já que é humanamente impossível não termos nossos momentos egoístas e narcisistas. Ou, numa análise foucaultiana, onde a relação do poder está no berço da essência humana, só fazemos algo a outro pela recompensa que queremos de volta, seja ela material, de dependência ou contemplação. Fecho parêntesis, pois se avançar no tema, vai dar outro texto que não do tema que me propus.

Voltemos ao dito e sua possível escrita na entrelinha do meu entendimento: a proporção do dar e receber, para nós seres humanos falhos está relaciona eu dou a você, você fica grato e me recompensa, com palavras, gestos, atitudes e ação. Uma relação de via dupla indivíduo/individuo. Certo? Seria, se a vida não fosse caótica e que nem todos estão preparados para retribuir diretamente. E aí está o ponto, a relação entre dar e receber não tem absolutamente a ver com uma troca direta individuo/individuo, você semeia para o cosmo. É o cosmo determina como e quando o recebimento do semeado voltará para você. Esta dimensão universal e humana é tão poderosa que não importa para quem você se doou; a cadeia de efeito dominó startada com sua ação, não é manual e operada pelo individuo, ela é natural e acontece sem nossa prévia escolha. Se você é um semeador de boas ações, não necessariamente espere receber boas ações daqueles a quem doou, mas saiba que o universo é capaz e proverá você de gente tão bacana quanto você. Se os sentimentos forem o inverso tome cuidado com suas escolhas, pois são delas que vem a recompensa.

Um comentário:

  1. Seria obrigatório então receber??? Não seria somente o ato de fazer o bem o suficiente??? Temos esperar do cosmo algo??? Porque na realidade já não praticamos boas ações só pro pratica-las e sim por que iremos receber (não sei quando nem onde) algo de bom, ou ainda não fazemos por que fazer o bem nos dá o "poder" de nos sentirmos melhores conosco mesmos, pois já erramos tanto, ai compensa. Fazer o bem é mais para não nos punirmos tanto de nossos atos falhos. Esperar que o outro te faça o bem ta dentro do contexto ele também tem que acalmar seus demônios.

    ResponderExcluir