sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Não tenho pena de mim!


"Eu estava tomada por uma tristeza quente, poderosa, e adoraria ter me entregado ao reconforto das lágrimas, mas tentei com força não fazê-lo, lembrando-me de algo que minha Guru dissera certa vez: que você nunca deveria dar a si mesmo a oportunidade de se entregar porque, quando o faz, isso se torna uma tendência, e nunca mais pára de acontecer. Em vez disso, você precisa treinar ficar forte."
(texto extraído do livro: 'comer, rezar e amar' de Elizabeth Gilbert pág145)



Detestei a primeira parte deste livro... comer. Porém, estou na etapa do rezar, e mesmo não gostando muito do tipo de narrativa tenho achado muito reflexivas as palavras da autora. O trecho que selecionei acima, fez pensar o quanto sou mais forte hoje. Já tive muita pena de mim mesma, já sofri pelo que fiz e pelo que não, já sofri pelo que outros me fizeram, chorei, chorei... Não sei exatamente quando decidi deixar de chorar e enfrentar minhas neuras, aceitar quem sou, acho até que decidi isso mais de uma vez e não cumpri! Mas hoje, sempre que me abalo e penso em chorar (ter pena de mim) reflito e otimizo esta energia para outros sentimentos e ações. Chorar continuo chorando, expressando minhas emoções, mas elas não tem nada haver em sentir pena de mim mesma. Tomar esta decisão é um exercício diário e individual, mas com o uso da razão é possível saber que não existem motivos para chorar, quando se tem nas mãos a própria vida. Vamos tentar?

2 comentários:

  1. Concordo com você. Pegar os obstaculos de nossa vida e enfrenta-los faz com que fiquemos mais fortes, chorar de nada resolve. Quando você parar de chorar o problema lá ainda estará.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Lembro de vc ainda aqui em São Paulo falando que não estava gostando do livro...mas continua tentando...ahahahah.
    Concordo com vc, acho que pena é um sentimento muito ruim, coloca o outro ou nós mesmos numa situação inferior. Claro que existem situações em que nos compadecemos com a dor do outro, mas acho que isso é diferente de pena.
    Isso dava umas tardes de mate e conversa...
    Bjs

    ResponderExcluir