sábado, 19 de fevereiro de 2011

Viajando

 
    Viajar! Perder países!
    Ser outro constantemente,
    Por a alma não ter raízes
    De viver de ver somente!
    Não pertencer nem a mim! Ir em frente, ir a seguir A ausência de ter um fim, E a ânsia de o conseguir!
    Viajar assim é viagem. Mas faço-o sem ter de meu Mais que o sonho da passagem. O resto é só terra e céu.
    Fernando Pessoa, 20-9-1933

Existem diversas formas de viajar, eu especialmente gosto de todas elas (poesia, pensamentos, livros, um por do sol, uma imagem, uma situação, um amigo... drogas, não! ), mas, sem dúvida alguma uma viagem onde podemos sentir, tocar e experimentar concretamente algo novo trás um prazer inigualável. 
Com viagens aprendemos a dimensionar distancias, entender a física do movimento versos tempo, ler mapas, reconhecer a geografia da terra, as histórias da humanidade, reconhecer as belezas próximas a nossa casa e país, olhar a vida de outras perspectivas, tomar novas posições, se surpreender... Uma viagem é sempre uma "viagem".
Existem muitos tipos de viajantes, os que preferem ir sempre aos mesmos lugares, aqueles que nunca repetem um destino, outros que gostam de ser minuciosos nos aprendizados e se podem ficam muito tempo no mesmo lugar para desbravar todos os recantos, aqueles que preferem ir onde pouco ou ninguém foi, os que só vão onde a muvuca é garantida, uns querem aventurar, e outros a segurança...apesar disso (quase) todo o destino turístico consegue ter um espaço especial a cada viajante. 
Eu sou uma viajante, que não gosta de repetir destino, não faço  questão de conhecer profundamente nenhuma cultura ou lugar, eu sou uma viajante panorâmica... uma degustadora,  que quer provar um pouquinho de tudo sem se chafurdar em nenhum prato principal (rsrsrs), acho que a vida é curta demais e que não vai dar tempo (sem falar de grana) de conhecer tudo... caso a vida fique longa demais, quem sabe repito um dos destino degustado para então saborear o banquete...
Eu e o Ricardo estamos preparando mas um menu degustação, e desta vez resolvi que vou partilhá-lo por aqui, será uma experiência  bem especial para mim. Vamos ver se vou conseguir ir até o final desta aventura semi-literária... será um desafio pessoal!

Um comentário:

  1. Para onde te leva esta nova aventura?? Se precisar de algo. Estamos aqui, ou ai. Beijos

    ResponderExcluir