quarta-feira, 18 de abril de 2012

Palmas e Jalapão

O Jalapão é o local do Brasil com menor densidade demográfica e por isso recebe o título de deserto. Está a aproximadamente 200 km de Palmas, capital do Tocantins. Fomos conhecê-lo em junho de 2003, morávamos no interior da Bahia e tínhamos um bebe de 1 ano. Como a aventura era grande fizemos uma boa provisão de comida, deixamos pessoas com contatos para nos rastrear (caso acontecesse algo com o carro e ficássemos a pé). Foram aproximadamente 500 km até chegar no portal do Jalapão... mas não qualquer 500 km o caminho quase não tinha mais asfalto , um buraco dentro de outro, parece que atualmente (2012) está um pouco melhor pelo que dizem os amigos que ainda moram na região.








Ponte FHC - extensão 8km

Monumentos aos dezoito do Forte de Copacabana -  em 1922 um grupo de militares se rebelou contra República Velha, movimento que levou logo a Revolução de 30. São a representação dos 18 soldados que enfrentaram os militares em tamanho natural. Ao fundo, (prédio branco) Memorial da Coluna Prestes.

Praça dos Girassóis







 Aproximando da região das dunas ...

Catedral do Jalapão patrimônio natural da humanidade.


 Cachoeira da Velha são 100 metros de largo e uns 20 metros de queda d'água dá para caminhar  entre a parede da cachoeira e o véu d'água, pelo menos até a metade do caminho... não sei se ainda é permitido, hoje avaliamos que a tal aventura  é um pouco arriscada considerando que uma queda pode ser fatal e na época não haviam cordas de segurança ou qualquer coisa do tipo.
















Praia da Velha lugar especial para nosso pequeno que se divertiu  ao ficar sem fralda brincando na areia e se molhando na beira do rio.




 Fervedouro - rodeado de bananeiras, após uma curta caminhada se vê a piscina de águas transparentes e levemente azul-esverdeada e gelada sobre uma areia fina e branca, a nascente joga para cima bolhas de água que parecem ferver constantemente, impedindo que qualquer corpo afunde, a sensação de ser impossível tocar o chão faz subir um arrepio de adrenalina logo ao entrar.





Alguns dados convenientes: viajamos de S10, não levamos combustível extra, mas verificamos os locais existentes para abastecer: em Ponte Alta, Mateiros e São Félix (é claro que por qualquer motivo pode que em algum destes lugares possa ficar sem gasolina em algum momento portanto é bom ir reabastecendo sempre que encontrar um posto)

O mapa eu retirei do portal do Estado do Tocantins e acrescentei as kilometragens com base no guia quatro rodas 2001.


Trajeto:
Barreiras BA- Natividade TO = aprox 360km
Natividade TO - Pindorama TO = 84 km (anda 19km e pega uma estrada de terra a direita para o restante do trajeto)
Pindorama TO - Ponte Alta TO = 54km (abasteça aqui, você poderá encontrar combustível nas cidades a frente porém não é aconselhável ariscar!)Conhecida como  entrada do Jalapão, eu discordo! Para mim em Natividade  você já vive o Jalapão. A estrada para chegar até ali é emocionante, cheio de pinguelas, curvas e costeletas que já dão  idéia e imaginação do rally de emoções que vamos encontrar por ali... Para mim o trecho de estrada mais duro e emocionante. Achei emocionante parar o carro para colocar uns troncos na carroceria para deixá-lo mais pesado... um aspecto técnico-filosófico muito interessante!
Ponte Alta TO - Mateiros TO = 168km  Entre estas duas cidades existem a Cachoeira da Velha (espetáculo!). Você precisa ir até a sede de uma fazenda-hotel que já desenvolve turismo por lá, para ser autorizado, e, não sei se obrigatório... ir acompanhado de um guia, o que para nós foi bacana... o rapaz ter ido conosco pois só assim ficamos seguros e sabendo que dava para caminhar por trás da queda d'água! Eu não fui, pois alguém precisava ficar com o bebe (desculpa branca, rsrs), mas meu marido voltou impressionado com a sensação Indiana Jones! 60km mais a frente começam a surgir as dunas, neste caso existem duas hipóteses subir de carro tracionado, ou dar uma volta panorâmica a pé, bem mais limitada, porém foi a nossa forma escolhida afinal nossa idéia era um passeio panorâmico. Levamos uma grande canseira tentando caminhar na areia macia e logo ficamos satisfeitos e seguimos viagem.
Mateiros TO - São Félix do Tocantins TO = 55km Já  no km 20 tem mais uma parada para pegar uma via secundária, um pouco confusa, para o fervedouro. Emocionante! Se seguir mais um pouco em frente vai até a comunidade que reúne pessoas da região para explorar a maior riqueza vegetal do lugar o capim-dourado. Como queríamos conhecer a Cachoeira do Formiga seguimos em frente, esta eu não achei grande coisa, talvez por já estar cansada... mas tem uma área grande de camping e tinha um bom número de pessoas por lá para ser um final de semana comum. Enfim chegamos a São Feliz quebrados,as 8 horas PM, a tempo de ver uma apresentação junina de uma escola pública, fizemos um lanche e capotamos em um hotel terrível (que eu não lembro nome, localização... foi o pior local que já dormi na vida!), o lugar era tão ruim que quando deu 4h da matina resolvemos ir embora! A dona, uma senhorinha muito simpática, viu nossa movimentação e quis nos servir café da manhã, agradecemos e saímos correndo de lá! Alguns kilometros a frente já com dia claro podemos admirar a Catedral do Jalapão.
São Félix do Tocantins TO - Novo Acordo TO = 169km
Novo Acordo TO - Aparecida do Rio Negro  TO = 37km
Aparecida do Rio Negro TO- Palmas TO = 70km
Palmas TO - Barreiras BA



Nenhum comentário:

Postar um comentário