segunda-feira, 15 de março de 2010

Quando se fala demais? Quando se fala demais... Quando se fala demais!


Sempre tenho a impressão que falo demais, não importa o lugar, se me sinto a vontade com a pessoa ou pessoas, eu falo. Não que eu fale muito, falo apenas o suficiente em quantidade de palavras... Muitas vezes tenho a sensação de que quando falei expus mais do que o momento ou intimidade merecida.
O que me incomoda não são bem as palavras e sim sua intensidade. Deixe-me explicar... Sinto meus conceitos verdadeiros no instante falado, porém podem não serem tão verdadeiros até mesmo antes de terminar a frase ou assunto. Como se eu falasse só parte da verdade existente em mim, um dos muitos lados possíveis dela existir, e então, de repente, tenho medo que meu ouvinte acredite no que falei, pois ele só teria visto um lado daquela verdade então eu estaria mentindo para ele. Mas aí eu me pergunto: então qual é a verdade? Na verdade eu desconheço...
Como pode ser significante um pequeno instante de nossa tão larga vida... Que questionável pode ser a forma que os outros nos vem, será que alguém me conhece? Será que eu me conheço? Até onde sou relativa? Minha certeza é que alguma verdade deve vir de mim, caso contrário seria eu uma fraude, e sinceramente não me sinto sendo, apesar de toda dúvida... Não deves estar entendendo, pois mesmo no texto acabo me contradizendo, o que acaba me dizendo, já que a discussão é essa mesmo.
Um bom exemplo é minha irmã, vira mexe, ela tira do baú uma antiga assertiva minha, me informando que um tempo atrás eu falei determinada coisa que contradiz o que falo no momento presente, então com calma irritada eu respondo que ela tirou do contexto e que o momento é outro, mas a dúvida fica, sobre quais são as minhas certezas... Quais são as suas certezas?
Esta vida é tão paradoxal, hora uma verdade serve na hora seguinte ela não encaixa mais adequadamente aquele contexto. Eu não gosto que as pessoas me rotulem pelas “verdades” que digo, pois, e se não forem verdades? Sábio deve ser quem não fala!? Mas eu acho que falar é bom, a comunicação faz com que seja possível crescer e rever pensamento então voltamos (volto) ao problema...
E você, fala demais?

4 comentários:

  1. Uau!! Quão complexa é sua situação, fiquei me pergunando duas coisas, primeira: Quem é essa irmã?, segunda: Será que somos todos assim?, apesar de não ser assim tão comunicativa, acredito que nunca somos totalmente verdadeiros, pois temos um lado negro que não queremos mostrar para as pessoas, as vezes nem para nos mesmos, então falamos colocando na verdade aquilo que exatamente queremos ser ou ter. Então nunca estara completo, nem para nós. Por isso se diz que a humanidade é complexa, pois temos que lutar com o que somos e fazemos e o que idealizamos em ser e fazer, e por horas isso se fundi, ai nos paramos para pensar quem realmente somos?

    ResponderExcluir
  2. kkkkk, sabia que voces ficariam imensamente curiosas... estou aqui pensando se devo ou não revelar!

    ResponderExcluir
  3. Eu também falo demais,e pior sei que falo muito alto. Me vi nesse teu texto. Mas concluo duas coisas :
    1. Por conta disso precisamos tomar muito chimarrão...nunca terminamos os nosso assuntos, nossa associação livre voa (olha eu puxando o Freud) sempre temos o que falar.
    2. Prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente o falar e o nao falar é algo que nos temos q aprender a dosar, quando falamos demais, nos expomos demais tb. Por tanto se nao falarmos viraremos "bichos do mato" dentro de nossas verdades nem sempre tao verdadeiras. A comunicacao e algo importante, mas quando falamos e somos realmente escutados e q a interpretacao dos fatos vao se tormando reais, akilo q se diz pode ser interpretado de tantas formas q quem fala nem imagina. A interpretacao do falado tem haver com a vivencia do ouvinte. Agor nao podemos deixar de falar, pois so assim nossas experiencias andam e ganham as asas do mundo.
    Qt a irmã é um detalhe o q interessa e o q ela te passa, ou seja sua interpretação.
    Bjs.

    ResponderExcluir