quinta-feira, 11 de março de 2010

sustentabilidade e comércio



Hoje fui ao supermercado e na hora de passar no caixa recordei da bendita sacola reciclada, politicamente correta, que ficou no carro. No meu caso específico tenho que assumir ainda a contragosto que 50% das vezes vou ao mercado e as esqueço em casa ou dentro do carro, acabo levando as compras nas sacolas plásticas. Explico mas não justifico minha consciência sustentável ainda não tem maturidade, mas adianto ando trabalhando muito nela, graças a algumas amigas queridas que têm esta camiseta bem vestida (uma delas é jornalista Danielle Ferraz, ela tem um blog sobre este assunto e moda, depois passa lá para dar uma olhada - http://modadofuturo.wordpress.com). Voltando a minha ida ao mercado, do lado do caixa uma gôndola enorme vendendo sacolas para eu carregar minhas compras (preços pouco convidativos, apesar da enorme propaganda do supermercado) e assim colabore não poluindo o mundo de plásticos que possivelmente encheram um bolsão de lixo, que não será tratado pelos nossos governantes (isso é assunto para outro tópico), ao lado da gôndola estou eu tentando embalar 3 ou 4 produtos em sacolinhas plásticas tão fraquinhas que a 1ª rebentou a alça, então a funcionária disse muito prestativa para mim colocar dentro de outra, e, como os produtos eram pesados e a primeira tinha rebentado tivemos que colocar numa terceira sacola. Peguei meus produtos e fui embora olhando outras tantas pessoas embalando seus produtos dentro de 2 ou 3 sacolas plásticas (não será uma sacola plástica naquele lixão, para cada pacote de compras de 1 a 3 são utilizadas) e fiquei pensando em minha consciência sustentável e na do estabelecimento: o que é real e o que é maquiagem?

A bandeira da sustentabilidade está levantada, mas o comercio tem aproveitado para alimentar o consumo deliberado com esta mesma idéia, é necessário ser precavido e avaliar nossa forma de comprar muito mais do que mudar apenas os artigos de consumo. Como consciência não é uma coisa que se pode ser imposta o caminho precisa ser percorrido e devemos falar e fazer cada vez mais deste tema uma mensagem do futuro que queremos.


Para encerrar, preciso me comprometer em aumentar meu índice percentual do uso de sacolas recicláveis... (risos sérios)


Lanço uma pergunta para nossa possível discussão:

Qual a melhor solução de embalagem para supermercados e estabelecimentos comerciais? Estamos prontos para ela?

3 comentários:

  1. Eu entendo o que vc fala, eu ja comprei duas sacolas de pano, e estou em uma situação pior que a sua, pois esqueço as minhas em casa.
    Mas eu acho que se as sacolinha plasticas fossem de maior qualidade elas teriam um reaproveitamento melhor, pois da maneira que ta nem do super vc consegue sari com elas enterias, então como usa-las para outro proposito (nem para colar na lixeira eas não estão servindo mais ... ai vc compra saco de lixo ..... mais plastico). O ideal seria que todos nos conseguissemos colocar em nosso cotidiano o uso das sacolas reutilizavies, mas o comercio tambem podia contribuir, se eles dessem a sacola de pano para o cliente e descontos para os que trouxessem sacolas reutilizaveis e a sacola plastica fosse proibida acho que funcionaria. Olha que essa conversa rende muitos topicos ... Tem muita gente por tras deste mercado ....

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente tb esqueço a reciclável no carro. Procuro colocar minhas compras em caixas, acho que fica organizado, fácil de transportar e principalmerte prático ´para tirar do porta mala. Mas acho que os supermercados deveriam conscientizar as funcionárias do caixa. Eles "abrem" mil sacolas para agilizar o trabalho. E normalmente olham torto quando nos recusamos a usar as sacolas e pedimos caixas. Eu considero que caixas seriam uma solução, mas é claro que isso só irá atender quem vai ao supermercado de carro...Quem sabe o velho pacote de papel, aquele de antigamente, do nosso tempo de infância no interior.

    ResponderExcluir
  3. uma solução bacana encontrei outro dia numa loja do mercado de Santo Amaro: quem leva a sua própria sacola de compras recebe um desconto percentual (5 ou 10%, não lembro bem)no valor da compra. Desperta a consciência e o bolso!

    ResponderExcluir