quarta-feira, 22 de junho de 2011

de mala pronta!

 Estou indo para uma viagem de 26 dias para Índia e China, tenho filhos que irão ficar na casa dos avós (que não é na cidade onde moramos), imagine a grande confusão de roupas temperaturas e vai e voltas serão no total 30 dias que ficarei fora de casa e experimentarei temperaturas que variam dos 40ºC a 5ºC.
Montar a mala de viagem sempre é uma tarefa árdua, são muitos detalhes, coisas que precisamos carregar conosco, outras que gostaríamos de ter, porém não passam pelo controle dos aeroportos, documentos, medicamentos... e não podemos levar excesso afinal queremos sempre trazer alguns souvenrs, enfim são inúmeras coisas para pensar. Para quem tem filhos esta tarefa é dobrada ou triplicada! Aí vai minha mal de viagem como sugestão a você que está montando a sua.
Comece verificando a temperatura que encontrarás no teu destino. De acordo com ela determinará o que por na mala e até mesmo como viajarás no avião.
Uma lista sempre é a melhor forma de começar uma mala
Para carregar no AVIÃO
Documentos (passaporte, tickets de viagem, cartões de crédito, dinheiro, se viaja sozinho com os filhos uma autorização do cônjuge, documentos das crianças, carteira de plano de saúde, telefone do seguro viagem caso tenha) em viagem internacional façam cópias de segurança para você levar num lugar separado dos originais e outra deixe com um membro da família ou alguém de acesso.
Objetos de valor carregue sempre com você (Telefone + carregador, Máquina fotográfica + carregador + memória+pendrive)
Apoio de cabeça para dormir (se a viagem for longa)
Lenço de papel/lenços umedecidos
Maquiagem (1 baton e 1 blush), Brinco confortável, Lixa de unha, espelho pequeno, Óculos de sol, Seguranças/joaninhas.
Agasalho (pode fazer frio no avião)
Balinha (para algum desconforto de hálito após uma dormida)

MALA para as crianças
Procuração para avós possam resolver qualquer problema burocrático caso necessário.
Carteiras de identidade
Carteira plano de saúde (telefone do plano)
Calendário específico do tempo que irei ficar fora, para as crianças terem noção do tempo que falta para voltarmos, e uma agenda de programas para que as mesmas tenham expectativa de diversão e não olhem para o calendário para terem saudades e sim ver a programação (coisa como ir comprar gibis, dia da pizza, futebol com o primo...).
Roteiro da viagem para os familiares saberem onde estamos e poderem nos localizar (nome do hotel data de hospedagem e telefone).
Lista de telefones úteis (do trabalho, seu prédio, amigos e parentes) distribua a lista para estes todos.
Contratação de auxiliar para os avós não ficarem sobrecarregados
Roupas com quantidade suficiente para rodízio de lavagem e contando com tempo ruim para secagem.
Livros brinquedos (novidades para entreter); Play station + CDS.
Óculos
Chinelo
Farmácia das crianças - Tabela com peso das crianças e indicação de medicamentos de acordo com o sintoma, apenas para emergências (Tylenol; Aliviun; Dipirona; Nebacetin; Cataflen pomada (luxações); Fluimare; Abrilar; Bandaid; Mertholate; Vick; Otocynalar). Não esqueça de consultar médico antes de comprar medicamentos.

Mala para o exterior
Cada destino exige uma mala específica, também variada de acordo com a quantidade de tempo que se fica. Mas o segredo é levar a mala cheia apenas pela metade, assim sobra espaço para as compras. Minhas dicas são leve roupas que amassem pouco e aquelas peças de tecido que ocupam pouco espaço, pense sempre a quantidade de vezes que dá para repetir a mesma roupa, se será possível lavá-las, divida pelos dias que ficará no destino.
Lembre-se turista pode e deve andar arrumadinho, porém desnecessário desfile de moda.  Sempre dá para comprar um lenço, chapéu diferente no destino, para arrasar nas fotografias.
Leve protetores de calcinha (aumenta o seu tempo de uso e fica mais higiênico carregá-las na mala). As meias prefiram as de algodão, elas fazem o pé suar menos e o cheirinho não é tão perturbador.
Escolha roupas coloridas, pense no visual para deixar as fotos alegres, as cores pretas e brancas são bonitas, mas deixam aparecer a sujeira mais rápido, tenha cuidado em suas escolhas.
Agulha/linha/tesoura (não esqueça de despachar), cortador de unha, Protetor solar.

A China e a Índia são comentadas por seus problemas de higiene e culinária, faz bem se precaver, nossa listinha ficou um tanto grande, mas mais vale seguir seguro do que correr o risco de se dar mal: Tylenol e Aspirina (dor de cabeça); Benegripe; Soro (pó); Engove; Sal de fruta; Milanta pluss (asia); simeticona (gases); purificador água; Nebacetin; Cataflen pomada (luxações); tandrilax; Termômetro; Oftane; minilax; Dramin; Bandaid; Eutyrox (tireóide); Anticoncepcional (quem vai querer menstrual num lugar que banheiros são precários?) tem no mercado um objeto de silicone para mulher poder fazer xixi de pé(OIGIRL)... Não esqueça de consultar médico antes de comprar medicamentos.
Para não ter surpresas desagradáveis nesta viagem, em especial, estamos levando um lençol, toalha de banho (velhos), Álcool gel, algumas barras de cereais, lenços umedecidos e rolo de papel higiênico (já que isso não existe nos banheiros). É claro que quando eu voltar vou contar para vocês se realmente toda essa precaução foi valida e onde houve exageros...
Queria complementar mais este post, mas estou com pouco tempo...

2 comentários:

  1. Depois de providenciar tudo isso e muito mais coisas ( acho que te conheço um pouquinho e sei das tuas "organizações"), como tu teve tempo de ainda escrever textos. É uma super-mulher.

    Beijos e aproveitem muito a viagem

    ResponderExcluir
  2. As vezes acho vc exagerada, mas as vezes tenho certeza. kkkkkkk

    ResponderExcluir